Após sete anos, o Brasil volta a ter um representante brasileiro na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi o responsável por encessar o jejum após ser anunciado como piloto da Sauber.
Mesmo com espaço reduzido no grid, o país conta com mais dois pilotos que representam a bandeira verde e amarela nas pistas: Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi, reservas da Haas e da Aston Martin, respectivamente.
Gabriel Bortoleto, de 20 anos, estreante na Fórmula 1 em 2025, chega ao grid após uma carreira de sucesso nas categorias de base. Campeão da Fórmula 3 em 2022 e da Fórmula 2 no ano passado, Bortoleto assinou com a Sauber no dia 6 de novembro, em um contrato de múltiplos anos.
O paulistano será primeiro brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo mundial desde Felipe Massa, em 2017, pela Williams.
Felipe Drugovich, de 24 anos, é considerado uma das promessas do automobilismo brasileiro. Após conquistar o título da Fórmula 2 em 2022, Drugovich se tornou piloto reserva da Aston Martin no mesmo ano. Felipe participou de cinco sessões de treino livre e três testes de fim de temporada para a escuderia.
Apesar disso, o brasileiro viu seu nome perder forças por uma vaga titular na F1, com Fernando Alonso e Lance Stroll ocupando as duas cadeiras da AMR25.
Para 2025, Drugovich continuará sendo piloto reserva e de testes da equipe inglesa.
Neto do lendário bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, de 28 anos, carrega um sobrenome de peso na história do automobilismo. Sua trajetória na Fórmula 1 começou em 2019, ao ser anunciado como piloto de testes e reserva da Haas.
O momento mais significativo na F1 aconteceu em 2020, quando substituiu Romain Grosjean nas últimas duas corridas da temporada, após o franco-suíço se acidentar no Grande Prêmio do Bahrein.
Pietro então disputou os GPs de Sakhir e Abu Dhabi, tornando-se o quarto membro da família Fittipaldi a pilotar na categoria, após Emerson, Wilson e Christian.
Desde então, Pietro segue atuando como reserva da equipe americana, participando de testes e esperando a oportunidade de ganhar uma vaga no grid principal.
Fonte: CNN