Oscar Piastri, da McLaren, foi o grande vencedor do Grande Prêmio da Arábia Saudita deste domingo (20), se tornando o novo líder do Campenato de Pilotos da Fórmula 1.
A vitória do australiano encerrou o domínio de quatro anos da Red Bull em Jeddah.
O tetracampeão Max Verstappen chegou em segundo após ser penalizado em cinco segundos no início da corrida, enquanto Charles Leclerc, ocupando a terceira colocação, garantiu o primeiro pódio da Ferrari no ano.
Lando Norris, também da McLaren, fez valer a estratégia da equipe britânica e saiu do 10º para o quarto lugar. Apesar disso, é a primeira vez em que o piloto terminou fora do pódio nesta temporada.
Lewis Hamilton, da Ferrari, terminou em sétimo, atrás da dupla da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli.
Oscar Piastri é o primeiro australiano a liderar o campeonato de pilotos desde Mark Webber, que assumiu o posto no Grande Prêmio do Japão de 2010. Ele também foi o primeiro piloto a vencer abaixo da pole position nesta temporada, colocando a McLaren pela primeira vez no pódio do GP da Arábia Saudita.
“Ótima corrida, acertamos as partes que precisávamos. Ainda precisamos de um pouco mais, eu acho. O Max chegou um pouco perto demais para o nosso gosto, mas foi uma ótima corrida e um ótimo fim de semana”, declarou Paistri após a vitória.
Max Verstappen, da Red Bull, nunca terminou abaixo do segundo lugar na Arábia Saudita. A Red Bull esteve no lugar mais alto do pódio no Circuito Jeddah Corniche em 2022, 2023 e 2024 — sofrendo sua primeira derrota após três anos.
Carlos Sainz ficou em oitavo, seu melhor resultado desde que chegou à Williams. Alex Albon, companheiro de equipe, terminou a corrida em nono, pontuando nos quatro dos cinco primeiros Grandes Prêmios de 2025.
Isack Hadjar, que terminou a corrida em décimo, marcou o primeiro ponto da Racing Bulls em Jeddah desde 2022. O bicampeão Fernando Alonso, que enfrenta um começo de temporada desafiador na Fórmula 1, terminou em 11º, igualando seu melhor resultado na temporada.
Com Oliver Bearman em 13º e Esteban Ocon em 14º, a Haas não pontuou pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Austrália, corrida que abriu a temporada.
Gabriel Bortoleto teve um final de semana frustrante na Arábia Saudita. O brasileiro enfrentou uma sexta-feira difícil, ficando de fora do segundo treino livre devido a um vazamento de combustível em seu carro.
No sábado, também teve problemas no terceiro treino livre e não conseguiu se recuperar na classificação, encerrando a sessão com o pior tempo e garantindo apenas a 20ª posição no grid. Na classificação geral deste domingo, o piloto da Sauber chegou na 18ª posição
Fonte: CNN