Anunciado como substituto de Jack Doohan pela Alpine, nesta quarta-feira (7), Franco Colapinto volta a ser representante da Argentina no grid da Fórmula 1 após passagem pela Williams em 2024.
O retorno de Franco Colapinto também marca o reencontro de Brasil e o país vizinho na categoria, algo que não acontecia há 24 anos. Gabriel Bortoleto, da Sauber, é atualmente o representante brasileiro na Fórmula 1.
A última vez que os dois países sul-americanos tiveram pilotos na categoria foi no GP de San Marino de 2001. Na ocasião, o argentino Gastón Mazzacane era piloto da Prost Acer. Rubens Barrichello, na Ferrari, Luciano Burti, na Jaguar, Enrique Bernoldi, na Arrows, e Tarso Marques, na Minardi, representavam o Brasil.
Ricardo Zonta e Pedro Paulo Diniz também dividiram grid com o argentino, mas na temporada de 2000.
Curiosamente, Mazzacane foi dispensado pela Prost após a etapa de San Marino e substituído Burti.
Antes de Mazzacane e Colapinto, outros três argentinos que marcaram época na Fórmula 1 dividiram o grid com brasileiros: Juan Manuel Fangio, José-Froilan González e Carlos Reutemann.
Fangio, segundo maior campeão mundial da categoria com cinco troféus, disputou a F1 nos anos 1950 e rivalizou com os brasileiros Fritz d’Orey, Gino Bianco e Chico Landi. González, que foi contemporâneo do pentacampeão, também foi adversário de Bianco, Landi e d’Orey.
Reutemann é o piloto nascido na Argentina com mais GP’s disputados. Em 146 provas realizadas entre os anos de 1972 e 1982, Carlos rivalizou com Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi, Raul Boesel, Chico Serra, Alex Ribeiro, Ingo Hoffmann, Luiz Bueno.
Fonte: CNN