sábado, maio 10, 2025

Por que o golfe é a modalidade dos negócios? Entenda

Como golfista, o que mais escuto é que o golfe é um esporte de networking.

No último texto, falei sobre como o tempo é fundamental para fazer a modalidade ter o maior potencial de conexões estratégicas. Mas o tempo não é o único ativo nesse jogo de relacionamentos.

Existem outros fatores que fortalecem a confiança entre golfistas e um deles é pouco compreendido por quem está de fora: o golfe não tem juiz.

No golfe, não há árbitro em campo. É o próprio jogador que anota os cartões de pontuação, mesmo quando ninguém está por perto.

Se perdeu uma bola ou errou uma tacada, cabe ao golfista registrar isso com honestidade e isso diz muito sobre quem você é.

Mas então ninguém trapaceia no golfe? Infelizmente, sim. Mas quem o faz, não prospera no esporte.

Aos poucos, esses jogadores são naturalmente excluídos dos grupos. A comunidade do golfe valoriza e protege seus códigos. Em quatro horas de campo, a índole aparece, não tem jeito.

Se alguém se irrita excessivamente com um erro, talvez também seja desequilibrado na mesa de negócios. Se manipula o próprio cartão para tirar vantagem, provavelmente buscará atalhos fora do campo também. Esses são os chamados “pistoleiros” e sua reputação não demora a aparecer.

Além disso, o golfe é um esporte de etiqueta e postura. Existe dress code, respeito ao campo, comportamento adequado.

Quem joga há anos, cultiva boas amizades e é bem visto nos bastidores, tende a ser alguém em quem se pode confiar.

Para fechar: tive acesso a uma pesquisa antiga da CBGolfe, que mostrou que 90% dos golfistas preferem fazer negócios com outros golfistas ou com marcas que investem na modalidade.

Portanto, o golfe é um esporte de networking.

Mas não apenas porque pessoas de sucesso o praticam e sim porque quem respeita o golfe geralmente também respeita as regras da boa convivência e dos bons negócios.

Henrique Kirilauskas é apresentador do The Golf Brasil, da CNN.

Fonte: CNN

Compartilhe este conteúdo:

LEIA TAMBÉM
- Advertisment -

MAIS LIDAS