Jacques Villeneuvecampeão mundial de pilotos da Fórmula 1 em 1997, avaliou o momento vivido por Lewis Hamilton pela Ferrari neste ano. De acordo com Villeneuve, o heptacampeão mundial pode perder credibilidade caso a fase ruim do britânico na temporada perdure.
O canadense, que atualmente é comentarista da Esportes de céuda Inglaterra, apontou em entrevista à Vision4Sportque Hamilton corria o risco de perder a confiança da Ferrari. Isso porque Lewis, após o GP da Arábia Saudita, deu declarações pessimistas sobre sua adaptação ao carro.
““Você pode ouvir que Lewis Hamilton não está nada feliz. Charles Leclerc está cada vez melhor, e tudo o que se ouve de Hamilton é que ele sente muito. É a mesma coisa que acontece com Norris, se ele começar a fazer isso, acabou, ele perde a credibilidade e não confiam mais nele. Vão pensar que ele só foi lá para chefiar”, iniciou Jacques.
“Essa não é a imagem a ser apresentada a uma equipe do calibre da Ferrari, que é tão inconstante.A Ferrari é como um vulcão. Você precisa dos fogos de artifício, da paixão, da faísca que acende as coisas. Se não houver faísca, há um problema na Ferrari”, concluiu.
Adiante, o ex-piloto apontou que Hamilton poderia ter estagnado na Mercedes, mas que o cenário não poderia se repetir na escuderia italiana. Villeneuve também destacou que a vitória na corrida do GP da China poderia ser “a faísca” para uma virada de chave para o britânico.
““Ele pode ter estagnado na Mercedes, mas não na Ferrari. Você tem que sair e explodir. O sprint chinês poderia ter sido a faísca, mas as chamas não apareceram. Não havia palha para incendiar”, concluiu.
Jacques apontou que o calendário da Fórmula 1 é “brutal” e que isso impossibilita a Ferrari de se recuperar na temporada. A equipe planeja atualizações no SF-25, carro da escuderia para a temporada, até o GP de Mônaco.
Para o ex-piloto, isso deixa em aberto o que esperar do heptacampeão da categoria até o fim do campeonato.
“O principal para Lewis é que ele está em uma nova família, com uma nova energia. Não é uma continuação do que vimos na Mercedes, onde ele podia confiar que tudo seria fácil porque ele é um bom piloto”, iniciou.
“Não funciona assim na Ferrari e é muito estranho. O ponto principal é o que eles podem fazer quando voltarem para a Europa. Eles não tiveram tempo para se recuperar. É um cronograma brutal. Ele também não parece saber realmente por que as coisas não estão dando certo. Vamos esperar até Mônaco e depois ver o que acontece”, concluiu.
Em temporada de estreia pela Ferrari, Hamilton tem desempenho abaixo do esperado pela equipe. Atualmente, Lewis ocupa apenas a sétima posição do Mundial de Pilotos, com 41 pontos.
Para efeito de comparação, Charles Leclerc, companheiro de equipe de Hamilton, ocupa a quinta colocação, com 53.
Os momentos positivos do britânico pela Ferrari se deram nas duas corridas corrida realizadas até o momento. Na primeira, na China, Hamilton se sagrou o vencedorenquanto na segunda, em Miami, terminou em terceiro.
- 7 títulos mundiais (maior vencedor ao lado de Michael Schumacher)
- 362 Grandes Prêmios (2º que mais disputou)
- 105 vitórias (maior vencedor da história da categoria)
- 104 pole positions (lidera a estatística)
- 202 pódios (lidera a estatística)
Fonte: CNN