Após três meses de espera, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana com o Grande Prêmio da Austrália, marcando a primeira parada da temporada 2025 de um calendário com 24 corridas.
A expectativa é que a nova temporada seja tão emocionante quanto em 2024 — que teve disputas intensas e campeões distintos. Max Verstappen ampliou sua hegemonia ao garantir seu quarto título consecutivo entre os pilotos, enquanto a McLaren encerrou um longo jejum, conquistando seu primeiro campeonato de construtores desde 1998.
A memorável batalha de construtores do ano passado teve a McLaren no topo com 666 pontos, seguida pela Ferrari, com 652, e com a Red Bull fechando o pódio, com 589 pontos.
Com os testes de pré-temporada realizados no Bahrein, a equipe britânica surge como uma forte candidata a manter o ritmo demonstrado no encerramento do ano passado em Abu Dhabi. No entanto, Ferrari — agora com o heptacampeão Lewis Hamilton —, Mercedes e Red Bull também aparecem como sérias concorrentes na briga pelo topo.
A Ferrari é a equipe com o maior número de títulos no Campeonato de Construtores da Fórmula 1, acumulando 16 conquistas. Esse número é quase o dobro das equipes mais próximas, Williams e McLaren, que possuem 9 títulos cada.
No total, houve 15 equipes vencedoras no campeonato de construtores da categoria.
- Ferrari – 16 títulos
- Williams – 9 títulos
- McLaren – 9 títulos
- Mercedes – 8 títulos
- Lotus – 7 títulos
- Red Bull – 6 títulos
- Cooper – 2 títulos
- Babham – 2 Titulos
- Renault – 2 títulos
- Vanwall – 1 título
- BRM – 1 Tieto
- Matra – 1 título
- Tyrrell – 1 título
- Benetton – 1 título
- Brawn GP – 1 título
Fonte: CNN