NOTA DE ESCLARECIMENTO
Desde o início de 2025 a CBGolfe esteve em contato com o Campo Olímpico de Golfe (OGC) e PGA Americas (PGA) em relação as vagas do 70º Aberto do Brasil que seriam de sua responsabilidade. Para essas vagas existiam critérios claros estabelecidos no Manual de Convocação da CBGolfe.
Em paralelo as tratativas com o OGC e o PGA, a CBGolfe vinha dialogando com os potenciais jogadores que seriam indicados para jogar a competição através de seu diretor de profissionais, Axell Balestre. Em um desses contatos foi interpretado que o profissional Ronaldo Francisco, 2º do ranking nacional, não teria disposição de participar da competição caso a convocação ocorresse com poucos dias de antecedência ao torneio.
Ao longo do mês de março, o OGC indicou a CBGolfe que utilizaria as 4 vagas que foram concedidas pelo PGA aos organizadores para convidar os profissionais Fred Biondi, Rafael Becker, Alexandre Rocha e Eduardo Ferreira. Com isso, a CBGolfe não teria o direito a indicar nenhum jogador para a competição utilizando seus critérios.
No último final de semana, o PGA concedeu inesperadamente mais 2 vagas para que a CBGolfe pudesse indicar jogadores para a competição. A decisão da CBGolfe foi utilizar o ranking nacional profissional para a escolha dos 2 jogadores. Devido as tratativas anteriores com o profissional Ronaldo Francisco se entendeu que ele não teria disposição a participar, uma vez que a convocação estava ocorrendo com poucos dias de antecedência ao torneio. Com isso, foram convocados o 3º e o 4º colocados do ranking nacional tendo em vista que o 1º do ranking, Rodrigo Lee, já havia indicado que não participaria da competição pois está focado no Korean Tour.
Reconhecemos que houve um equívoco ao não se consultar novamente o profissional Ronaldo Francisco quando as 2 vagas foram concedidas inesperadamente pelo PGA. Quando entendemos que o profissional Ronaldo Francisco teria disposição de participar da competição foi avaliado com o PGA a possibilidade de substituir um dos profissionais indicados pela CBGolfe, mas infelizmente o PGA indicou que não seria mais possível. Sendo assim, gostaríamos de publicamente nos desculpar junto ao profissional Ronaldo Francisco pelo ocorrido.
Fonte: CBGolfe