Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de José Pinto Dias Gonçalves, o Marreco, aos 87 anos, um ícone do golfe na região do Paraná e de Santa Catarina, que nos deixou no dia 28 de abril.
Marreco foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Em 1983, quando apenas três estados brasileiros contavam com federações de golfe (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul), ele participou de uma reunião em São Paulo que mudaria o rumo do esporte na região sul. Representando os golfistas de Curitiba, tomou a decisão corajosa, ao lado de alguns parceiros, de criar uma federação própria para fortalecer o golfe no Paraná e em Santa Catarina.
Inicialmente, a região possuía apenas três clubes: o Graciosa Country Club, o Clube Curitibano e o recém-criado Ponta Grossa. Ao longo de quatro décadas, José Pinto Dias Gonçalves acompanhou de perto a evolução do golfe na localidade. Atualmente, a Federação Paranaense e Catarinense conta com dezenove clubes filiados, pouco mais de 1600 handicaps ativos.
Neste momento de consternação, a Confederação Brasileira de Golfe deixa um agradecimento especial ao estimado José Pinto Dias Gonçalves por todo legado e toda dedicação em prol do golfe nacional. A entidade também envia condolências aos familiares e amigos do saudoso Marreco.
Fonte: CBGolfe