Junior Alvarado, que conduziu Sovereignty à vitória no Kentucky Derby no início deste mês, foi multado e suspenso pelo uso excessivo do chicote durante a corrida.
Alvarado foi flagrado usando seu chicote oito vezes durante a corrida no Churchill Downs Racetrack em Louisville, Kentucky. No entanto, as regulamentações estabelecidas pela Autoridade de Integridade e Segurança do Hipismo (HISA) permitem que os cavaleiros usem seu chicote seis vezes durante uma corrida.
Como resultado, a HISA anunciou no sábado que Alvarado foi multado em cerca de R$ 350 mil – 20% de sua parte de aproximadamente R$ 1,7 milhão dos ganhos – e suspenso por dois dias de corrida em Kentucky em 29 e 30 de maio.
Alvarado e Sovereignty venceram uma corrida emocionante na 151ª edição do Kentucky Derby, superando o grande favorito Journalism na reta final em condições lamacentas. Foi a primeira vitória de Alvarado no Derby e, posteriormente, o cavaleiro de 38 anos disse que só percebeu que havia excedido o uso permitido do chicote ao rever a corrida.
“Eu não consegui manter o controle disso”, disse o cavaleiro venezuelano ao site de corridas de cavalos Bloodhorse. “É uma corrida tão importante, há tantas coisas na sua cabeça.”
Alvarado acrescentou: “Eu não estava ganhando por 10 (corpos). Quando o uso extra do chicote aconteceu, eu estava bem ao lado do favorito e precisei fazer o que tinha que fazer naquele momento. Depois (de assistir ao replay), vi que ultrapassei o limite, mas não tive tempo de pensar nisso (no momento). Eu só queria vencer a maior corrida da América.”
A próxima etapa da Tríplice Coroa do hipismo americano acontecerá no Preakness Stakes em Baltimore, Maryland, em 17 de maio, seguida pela corrida final em 7 de junho no Belmont Stakes. Sovereignty não tentará vencer a Tríplice Coroa após seu treinador Bill Mott dizer que não competirá no Preakness no Pimlico Race Course.
Fonte: CNN